Vibroaction Funciona?

Como eu havia dito ao longo das postagens nesses dois meses de reeducação alimentar e prática de exercícios físicos, hoje já posso dar um parecer a respeito da eficácia do aparelho de redução de gordura do tecido adiposo intitulado "Vibroaction" ou "Vibratone". Já havia feito um pequeno estudo sobre os efeitos da Vibroterapia (clique aqui para ler a postagem que escrevi sobre vibroterapia) que estão concatenados aos efeitos do Vibroaction, além de avaliar os depoimentos que pessoas postavam sobre o uso do Vibroaction (clique aqui para ler a postagem sobre os depoimentos).
Antes de iniciar a avaliação, irei dividir o texto em tópicos que são apresentados em seu vídeo-propaganda disponível na internet. Não encontrei o vídeo em português, então disponibilizo-o em inglês mesmo (o importante são os tópicos que serão discutidos a seguir). Veja o vídeo:


A partir deste vídeo, achei interessante analisar suas promessas (implícitas ou não) uma por uma para que tenham uma ideia sobre o que ele pode ajudar no processo de redução de medidas e gordura corporal.

NÃO É NECESSÁRIO FAZER ATIVIDADES FÍSICAS E DIETA, JÁ QUE O VIBROACTION FAZ TODO O TRABALHO PRA VOCÊ!

Falácia! Obviamente que o próprio produto se contradiz quando você o compra e lê o manual de instruções e recomendações de uso. O manual diz que é recomendado que faça atividades físicas e uma reeducação alimentar, que por sinal é bastante restrita (veja a postagem que critico a rotina da dieta sugerida pelo Vibroaction). Em nenhuma hipótese será possível que algum produto, seja cosmético ou aparelho de estimulação, permita que alguém possa perder massa de gordura sem melhorar seu estilo de vida. Isso seria ótimo, mas a realidade do metabolismo humano é mais lento e só queima gordura mediante condições especiais, como quando há consumo insuficiente de calorias. Em suma, nesse ponto o Vibroaction já não ganha muita credibilidade, já que usa do sensacionalismo para enganar as pessoas desesperadas em emagrecer. A própria propaganda já é aparentemente antiga, mostrando pessoas musculosas como se elas tivessem chegado àquele corpo apenas usando o Vibroaction (só que não). Por isso, não se engane, você não irá perder peso usando o Vibroaction, pois as vibrações não vão fazer isso por você. A maior prova disso é que em períodos em que a minha massa corporal parecia estagnar, as medidas da cintura continuavam a diminuir por manter, é claro, o ritmo da dieta. 


O VIBROACTION FARÁ VOCÊ PERDER GORDURAS LOCALIZADAS E REDUZIR MEDIDAS

Este é um ponto controverso, pois aí adentra um dos benefícios comprovados da vibroterapia. Através da vibroterapia na pele, a circulação é acelerada e estimulada no local em que há a vibração e como consequência, ocorre o aquecimento. Esse estímulo em parceria com outros fatores (como metabolismo acelerado e baixo fornecimento de energia), fará com que a região tenha a camada de gordura reduzida aos poucos (muito lentamente). Bom, mas isso é só teoria, e a prática?
Usando da matemática para refutar algum benefício da perda de medida do meu abdome, vou tentar obter a parcela da perda de medidas causada pelo Vibroaction nos primeiros 61 dias. Veja o quadro a seguir:

DEFINIÇÃO
VALOR
UNIDADE
Perda de circunferência da cintura       (A)
17,50
cm
Perda de Massa de Gordura                       (B)
13,00
kg
Cintura/massa em 61 dias
1,35
cm/kg
Constante normal cintura/massa           (C)
1,14
cm/kg
Perda Normal Cintura (C x B)                    (Y)
14,78
cm
Perda Imecap Cintura (A x 0,11 x 0,77(K)
1,48
cm
Perda Vibroaction Cintura (A -  Y - K)
1,23
cm

Segundo esses dados, a perda da cintura graças apenas ao Vibroaction foi de 1 centímetro e 2,3 milímetros em 61 dias, ou, em outras palavras, pode-se dizer que o Vibroaction foi responsável por uma perda da medida da cintura em 7% mais rápido. Pode parecer pouco, mas devemos lembrar que o aparelho age apenas no tecido adiposo (gordura subcutânea), não tendo quase nenhum efeito na camada mais profunda de gordura (gordura visceral).


Como essa gordura (a subcutânea) é a mais difícil de perder, então ela é a que menos reduz, e segundo as fontes de livros já lidos (alguns deles você pode ler acessando na lista de livros super recomendados, na coluna esquerda deste blog), quase nenhum exercício físico ou alimentação balanceada fará que se perca gordura nessa região muito rápido, podendo levar um ou mais anos para que se perca uma quantidade significativa de gordura desse local. Portanto, se o corpo humano for bastante previsível como se é mostrado nesses simples cálculos, o Vibroaction é eficiente na perda das medidas, no entanto, não é tão eficiente como enaltece a propaganda. O vídeo mostra como se a perda fosse bem imediata, rápida, o que mesmo nesses cálculos é possível observar que não é.
Em suma, mesmo com esses cálculos não posso provar de fato que o que foi perdido de cintura foi causado pelo aparelho. Se eu tivesse um adipômetro, poderia ter dados melhores, mas mesmo assim não poderia dizer que a perda dessas medidas foi por causa do Vibroaction. O que eu posso dizer é: Estou satisfeito com as perdas possivelmente causadas pelo Vibroaction.


O VIBROACTION IRÁ DEFINIR A MUSCULATURA DO CORPO

Nesse ponto posso ser bem mais direto: Não é verdade. Essa afirmação como é apresentada na propaganda diz praticamente que o Vibroaction por si só é capaz de definir a musculatura através dos estímulos da vibração. O que acontece, já dizendo por experiência própria, é que ao usar o aparelho no abdome o músculo irá relaxar mais rápido do que se não tivesse ele, facilitando provavelmente o processo de anabolismo (construção do tecido muscular) após os exercícios físicos. Assim, posso afirmar que a dor dos músculos após os exercícios físicos são reduzidos mais rápido com o Vibroaction e o efeito é imediato e bem relaxante. Todavia, não posso afirmar também que o anabolismo ocorre ao usá-lo (esse fato despenderia um estudo aprofundado, quiçá uma graduação).

Em suma, você deve estar me questionando: "Tá, mas e aí? É bom ou não? Recomenda ou não?". Pois é, você deve conhecer o seu corpo para saber se o estímulo das vibrações vão dar resultado. Se preferir apenas perder medidas, aconselho fazer a massagem de drenagem linfática (leia a postagem sobre massagem de drenagem linfática), mas se gostaria de também relaxar os músculos do abdome (ou de outros músculos do corpo) e ainda perder medidas, mesmo que não tão rápido, eu recomendo sim o Vibroaction.

Espero que tenha gostado desta resenha. Se tiver dúvidas faça uma pergunta nos comentários ou uma crítica que tentarei responder rapidamente.

11 comentários:

  1. Pode colocar na região do peitoral também?

    ResponderExcluir
  2. Eu colocava no peitoral, mas pra massagear quando faço atividades exageradas.

    ResponderExcluir
  3. Em suma, não resolve nada esse aparelho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase nada. Se quiser, você pode fazer a massagem de drenagem linfática que é mais barata e você ainda estará fazendo um esforço físico no braço. Como eu usava depois das atividades físicas, pra mim era uma mão na roda.

      Excluir
  4. O que eu queria saber era se realmente reduzia medidas! Obrigado, você ajudou bastante e me deixou mais confiante para comprar o Vibroaction!

    ResponderExcluir
  5. Porque quando uso a cinta vibroaction sinto muita coceira na barriga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ocorre devido a uma resposta do seu metabolismo, pois não está acostumado com essas vibrações. Após duas ou três semana de uso diário acabará se acostumando com as vibrações. O que não deve fazer é coçar a barriga, pois lhe causará lesões ou estrias. Acostume-se a usar o vibroaction com algum creme redutor refrescante e sempre depois do banho.

      Excluir