2º Mês de Dieta


Este mês de dieta que se passou foi um mês especial de transição de uma fase para outra: a saída da faixa de pré-obesidade (acima de 25kg/m² até 30kg/m²) para a faixa de peso normal (acima de 18,5kg/m² até 25kg/m²) e a saída do 3º nível de porcentagem de gordura corporal (25%-20%) para o 2º nível (20%-15%). Fazer uma postagem de resumo do mês pra mim é importante para usar os acertos para dar continuidade no emagrecimento e para refletir sobre os erros para que não voltem a acontecer. Mas, não posso negar, o mais divertido de se fazer esse resumo é apresentar os gráficos e analisá-los. A seguir, apresento os três gráficos que demonstram as anotações de calorias e medidas da massa e cintura do corpo.


Esse primeiro gráfico apresenta a quantidade de calorias ingeridas durante os dois primeiros meses. O segundo mês (linha azul) mostra uma regularidade no consumo energético diário em comparação com os altos picos do primeiro mês, o que expressa o cumprimento de uma dieta com teto de 1500kcal, além de obter uma média de consumo de 1276kcal. No total, foram 7 dias em que o consumo ultrapassou o teto de calorias no intervalo de 32 dias.


O segundo gráfico mostra o comportamento da perda da massa corporal. No primeiro mês (linha vermelha) houve perda de 8kg, já no segundo mês (linha azul) houve perda de 5,5kg, num total de 13,5kg perdidos em 2 meses de dieta. O valor atual da massa corporal (79,5kg) torna o valor do Índice de Massa Corporal (IMC) menor que 25kg/m², mais precisamente 24,6kg/m², o que me exclui do grupo da pré-obesidade, finalmente. O gráfico ainda mostra que a função da linha de tendência mudou para y = -0,20x + 91,80, o que me dá uma nova data para quando chegar na meta final do processo de emagrecimento (70,6kg): 27 de janeiro de 2017. Vale lembrar que na primeira análise a data era 12 de janeiro de 2017.


O terceiro gráfico mostra como ocorreu a perda da medida da circunferência da cintura. No primeiro mês (linha vermelha) a perda foi de 11cm, já no segundo mês (linha branca) a perda foi de 7cm, ou seja, uma perda total de 18cm. O valor atual da cintura (88cm) muda o valor do Índice de Adiposidade Corporal (IAC) de inicialmente 27,7%, passando para 20,5% no primeiro mês, até o atual com 15,4%, me deixando em uma faixa normal de acúmulo de gordura e me classificando oficialmente como "magro". É possível observar as mudanças mês a mês nas imagens a seguir:


É importante lembrar que as fotos do "Início" são do fim da primeira semana e não do primeiro dia, quando estava com 4,5kg de massa corporal e 2cm de cintura a mais, mas como não tirei foto do primeiro dia então fica essa aí mesmo. Esse valor do IAC indica que a primeira meta (chegar a níveis aceitáveis de peso e gordura corporal) foi concluída. O gráfico mostra agora que a sua função mudou para y = -0,26x + 103,75, me dando uma nova data para a conclusão da segunda parte da meta (76cm):  27 de janeiro de 2017. É importante mencionar que mês passado a previsão era para 8 de janeiro de 2017.
Bom, pra mim é divertido fazer esses gráficos e tentar precisar uma data para a conclusão de uma meta. No entanto, sei que nada relacionado à natureza é cem por cento previsível, mas posso chegar a um valor mais próximo da realidade do que das funções das linhas de tendência. Por isso, seguindo as últimas semanas, no dia 27 de janeiro de 2017 irei estar com no mínimo 74kg de massa corporal e 82cm de cintura.
Enfim, ter saído da pré-obesidade já me dá uma melhor expectativa e motivação para continuar. Vendo esses resultados, as fotos e tudo o que aconteceu de bom até agora só me faz querer continuar e chegar mais rápido em meu objetivo, sempre é claro, com muita paciência, força e persistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário